Farruncas no Asfalto Santiago

Farruncas no Asfalto Santiago

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Farruncas no Asfalto 1 - Etapa 3

Eram 8 horas quando nos levantá-mos... A vontade de estar aninhado no saco cama era muita, mas na noite anterior tínhamos visto o castelo de Sabugal e a aldeia de Monsanto no meio de rochedos no mapa, que depressa saímos do ninho!


Depois da tenda arrumada, e as bagagens na motas, eis que somos surpreendidos por um rebanho..


Disse-mos o ultimo adeus ao nosso acampamento, e fomos visitar Belmonte, como era feriado estava tudo fechado excepto a sinagoga dos judeus!



O próximo destino é Sortelha, e lá fomos nós.. estrada adiante.. a meio do caminho, vimos uma ruínas, logo paramos para falar sobre o que era.. Aguas Radium que outrora fora um hotel..

Sortelha, desde logo percebemos que seria uma aldeia histórica, por se encontrar no interior das muralhas de um castelo ainda bem conservado.  Eram 11 horas, estávamos adiantados por isso podemos ver com pormenor toda a aldeia..






Pouco passava do meio dia, eu já levava mais uns licores na mochila e o próximo destino seria Sabugal, onde vamos almoçar... Depois de atestar-mos a barriga, está na hora de ir visitar o castelo do Sabugal.





Sabugal descoberto, a próxima paragem é Monsanto, mas pelo caminho ainda pará-mos em Penamacor e mais umas terriolas.




Passado 2 horas de viagem, chega-mos a Monsanto! Terra dos pedregulhos! Ficá-mos de boquiaberta com a forma que cada espaço, buraco entre as rochas era aproveitado. E as casa por baixo das pedras... Como foi possível construir estas estas casas sem recursos a maquinas, comentávamos um para o outro.






Os restos do castelo de Monsanto.


No meio do castelo encontramos um poço, e tinha água!

Hoje a estadia seria em Monfortinho, numa casa do Macário, por isso podemos esticar mais o dia. Mas antes ainda fizemos uma paragem para ver uns amigos e molhar a boca... Já era noite quando chegamos a casa.
Terceiro dia da nossa aventura estava feito, e o nosso trajecto real foi este.

Sem comentários:

Enviar um comentário