Farruncas no Asfalto Santiago

Farruncas no Asfalto Santiago

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Restauro da Macal - 2ª Fase 1ª parte

Passou já bastante tempo desde o ultimo "Farruncas no Asfalto", tempo necessário para voltar a por a minha "Macal" o mais próxima de origem e com um toque pessoal.. Tem sido bastante dificel encontrar certas peças, mas com muita insistência e vontade tem-se conseguido quase tudo.. Tudo isto porque o próximo "Farruncas no Asfalto 3" vai ser ir ao Gerês e depois quero trazer a minha Macal para Lisboa... hehe
Sem nenhuma base para por a motorizada como de origem, há que ir perguntanto e buscar recordações do que me lembro..
Vou começar por cromar umas peças, guarda-lamas traseiro, uns frisos e mais umas pequenas coisas para irem para cromagem...


Desta vez, quero ser eu a fazer o trabalho, o motor, precisava de um arranjo exterior, pintar as tampas tem ser.. Mas com a tampa do lado direito fora era só ferrungem, parece que a parente Albertina não fez o trabalho como deve de ser.. E lá foi ao Srº Ilídio para tratar dele... O guarda lamas da frente tambem vai para a cromagem, o suporte precisou de uns aperfeiçoamentos...



A suspensão da frente tinha mais folga que sei lá, e forquetas precisavam de uma cromagem nova... Ainda não estão bem como eu quero, mas estão no caminho certo.... O guarda-lamas traseiro já está a luzir.. hehe


Detalhe da montagem do guarda-lamas da frente...


O motor chegou do SrºIlidio, e tenho uma surpresa para ele.. Um eletronico Ducati...


A montagem do eletronico é mais complexa do que pensei, o amigo Fábio já domina a montagem dos mesmo e a ajuda dele foi bem vinda. Obrigado Fábio. As forquetas da suspensão já estão cromadas, mas os retentores não podem ser iguais... como já não os possos trocar há que improvisar.. Da proxima vez tenho de corrigir estas pequenas diferenças...



O motor já está pronto para a montagem, as caixas de ingnição tambem já estão no sitio..



O montor no lugar..


Pormenor do bobine..

Está na hora de ouvir a máquina pela primeira vez depois da reparação...


O eletronico obriga a uma instalação eletrica toda nova, está na altura de fazer contas aos fios e por onde vai passar a manga de proteção...

Todo este trabalho foi feito com a motorizada no descanso, assim que se tira do descanso traz uma mocada na panela de escape!! O suporte está cheio de folgas... O Srº Ilidio parece que tem lá um novo nos sacos.. hehe sorte a minha!
Como sou um maluco pelos pormenores, o canhão de direção está uma javardice, todo pintado de preto.. Enfim, quero cromar o canhão para dar um outro ar..


E aqui está a maquina numa fase de testes, sem descanso e apenas com as peças no sitio para não se estragarem.. E lá vou eu procurar mais umas quantas coisas....



..

16 comentários:

  1. Bemmm, isso dá mais trabalho que montar um Lego! Boa sorte na Farruncha.

    Susana M

    ResponderEliminar
  2. Olha tambem estou interesado para restaurar a minha e queria saber quanto é que custa cromar as peças e tb quanto é que custa pintar o depósito!!
    obg.

    ResponderEliminar
  3. Depende das peças que se queiram cromar, para as pinturas, recomendo que seja em agueda e se pintar deve de ser tudo, para que fique com o mesmo tom todas as peças.
    Qual é a sua maquina??

    ResponderEliminar
  4. É uma Zundapp 4 turbina!!! ela está boa mas já está a ficar com ferrugem no cromado e era para saber se da a conta cromar??

    ResponderEliminar
  5. Boas, dá para cromar sim, não sei de que zona voçê é, eu em Lisboa conheço uns sitios onde se pode mandar cromar.

    ResponderEliminar
  6. Sou da zona de Alcobaça. A mota é que precisa de uma pintura no depósito e mala de ferramenta e depois se não for muito expendioso então cromar!

    ResponderEliminar
  7. Sou da zona de Alcobaça e queria perguntar quanto é que me vai custar a pintura do deposito mais mala de ferramentas? e se possivél o preço de cromar..

    ResponderEliminar
  8. Boas tardes, o preço para pintar em Sangalhos não deve de passar dos 100euros, agora a cromagem tudo depende das peças que forem.

    ResponderEliminar
  9. ok obrigado.E já agora bela moto!!!

    ResponderEliminar
  10. Olá , sou das caldas da rainha
    e tenho uma zundapp 4 turbina , gotava de saber quanto custa pintar o quadro, deposito e as malas de ferramentas , tudo junto !
    Obrigado pela sua atenção..

    ResponderEliminar
  11. Olá , eu tenho uma z3 para restauro ,mas ainda não sei que dinheiro preciso para puder pintar o quadro, o deposito e as caixas de ferramentas , podia me dizer mais ou menos qual é o preço ?
    Obrigado pela sua atenção

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde, Rodrigo e Dário, os preços não faço ideia de quanto vai custar, posso sim dar-lhes os contactos e vocês entram em contacto com as oficinas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Olá Nelson Nunes
    Sou da Zona da Sertã e gostei mt do resultado de restauro da sua mota. Tenho uma igual que era do meu pai Macal m70 sport 1979. As unicas diferenças é na cor que a minha é azul e o motor é Casal 5 V. Também ando a restaura-la gostava de saber onde levou a cromar as peças e os preço.

    ResponderEliminar
  14. ola Nelson , o meu nome é Ruben , e estou com uma dificuldade enorme em montar o eletrónico Ducati na minha casal k601,de maneira que funcione :/ ,
    achas que conseguias me facultar alguma fotos da montagem ou algo do género ?
    e sim com é obvio a tua maquina ficou um mimo ;)
    cumprimentos
    Ruben vale

    ResponderEliminar
  15. Ola Ruben, qual a dificuldade que estás a ter na montagem do eletrónico? no acerto do ponto de ingnição ou na ligação da parte elétrica?
    cumprimentos,

    ResponderEliminar
  16. Boas, tou a restaurar uma igual mas azul, mas nao consigo arranjar os autocolantes (4 do deposito e 2 das malas de ferramentas) e um banco novo pk o meu tava podre,

    ResponderEliminar