Farruncas no Asfalto Santiago

Farruncas no Asfalto Santiago

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Farruncas no Asfalto 8 - Lisboa Santiago Lisboa - Véspera

Sábado, dia 14 de Junho de 2014

Véspera da partida - Atribulada

Belém vai ser novamente o nosso local de partida, mas como este ano o João vem da Figueira da Foz, combinamos fazer um jantar e juntarmos os Farruncas ao final do dia de sábado.

Já poucos minutos faltavam para as 20H, quando chega o David e o João, já estávamos todos a espera deles. O João vinha na EFS GT Super, restaurada para a nossa viagem, o David vinha na XR 650R e estava desejoso de ver a sua Motoesa pois tem acompanhado o seu restauro através de fotografias.


A EFS GT Super do João, acabada de chegar da Figueira



A Motoesa do David

Tínhamos o jantar marcado para as 20:30 mas com a conversa daqui e dali, já chegamos ao restaurante já passava das 21h.

O jantar dos Farruncas antes da partida

O brinde com o licor de Medronho

Depois do jantar ainda fomos dar uma volta com as motoretas, para vermos como se comporta o grupo. Chegados a casa, estava na hora de ir verificar os níveis do óleo e efetuar uma última afinação. A Motoesa do David, faz imenso fumo, um fumo estranho. Após verificarmos o óleo da caixa de velocidade descobrimos que o fumo que faz é devido ao óleo da caixa que se encontra a ser queimado! Estamos perante um grande problema de ultima hora, pois o motor tem dado imensos problemas e tinha sido aberto pela 3 vez hoje para trocar os discos de embraiagem. Estamos a menos de 9 horas da nossa partida e lembrei-me que o sr António tinha um motor sachs 5 bastante antigo todo reparado para a sua V5, ufa, estamos safos pensei. Pegamos na motoesa e lá vamos nós para a oficina, para montarmos o tal motor.
Após analisarmos o motor, temos de trocar o cilindro e a colaça, pois o que este tem é das cabeças redondas e o escape é seguro com um casquilho roscado. Este motor também trabalhar com platinado, e vamos aproveitar o eletrónico do outro motor, pois a instalação elétrica está feita para eletrónio e não para platinados.

A tirar o motor à Motoesa

O motor do Sr António





Metemos mão á obro e quando estamos a montar o eletrónico neste motor, a cambota é mais fina, quer isto dizer que vamos ter de usar a parte elétrica de platinados! E agora temos de arranjar um bobine.
Já passavam das 3 da manha, toca de ligar para o Sergio, temos de ser uns para os outros e não era justo ele estar a dormir e nos de volta das motoretas. Ele nem queria acreditar que estávamos na oficina e pensava que estaríamos a gozar com ele, mas depois com alguma insistência ele lá saiu da cama e perto das 4 horas lá chegou ele na sua EFS. Já tínhamos a motoesa quase toda montada para efetuar-mos o primeiro teste.

A por o óleo para ir experimentar o motor

Confiantes que tínhamos o problema resolvido

A Motoesa novamente na boxes


Vou fazer o primeiro teste a mota e o motor não está a meter mudanças como deve de ser! Mais um problema! A mota está mesmo enguiçada, dizíamos nós.
Recolhemos novamente a mota para a oficina e volto a abrir o motor, nunca tinha mexido em motores sachs, e o que sei aprendi no motor da motoesa mas este motor não tem nada a ver! Estamos lixados! Bem, desistir é que não, passados 10 minutos a estudar como se afinavam as mudanças, consigo descobrir como se afinam e com algumas tentativas as mudanças entram razoavelmente bem. Mas um teste de estrada e descubro que a embraiagem fica presa. Isto está a correr mesmo bem, dizíamos.

A tirar peças do motor da Motoesa

A afinar as mudanças


Abrimos novamente o motor e não percebíamos como podia ficar bloqueada, mas olhamos com atenção a bolacha que trabalhar no cárter e com um pedaço de lixa removemos as irregularidades. Motor montado e foi a vez do David ir experimentar a mota, ficamos a espera e achamos estranho deixar-mos de ouvir o motor. Seriam umas 6 da manha, e ouvia-se o silêncio e nada de ouvir a motoreta. Pensamos que foi dar uma volta maior, passaram mais uns minutos e achamos que algo não estaria correto e fui a pé à procura dele. Assim que chego ao final da rua, olho para os lados e vejo o David com a mota a mão, pensei que o motor tivesse avariado e corro para o ajudar. Assim que chego ao pé dele pergunto-lhe o que aconteceu, ele diz-me que encontrou a polícia, sem documentos, sem capacete e desta vez a sorte esteve do nosso lado, pois a polícia recebeu uma chamada de emergência e tiveram de ir embora, mas obrigaram o rapaz a levar a mota à mão para a oficina. Que raio de azar andamos nós, dizíamos. O David acha que as mudanças não estão boas, fui dar mais uma volta e em algumas mudanças por vezes saltam. Vale mais dar mais uma afinação, e la foi novamente para a oficina. Com bastante cuidado, dei mais um toque na afinação, já era de dia, fomos efetuar mais um teste e a máquina parecia estar bastante aceitável. Todos fomos experimentar a máquina e todos concordamos que estava pronta. Já passavam as 8h quando fomos para casa, tomar banho carregar a trouxa, dificilmente estaríamos as 9:30 na torre de Belém, mas vamos dar o nosso melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário