Farruncas no Asfalto Santiago

Farruncas no Asfalto Santiago

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Farruncas no Asfalto 6 - Caramulo - Etapa 2

Dormia-se profundamente quando o barulho da chuva a cair no telhado fez temer o pior: a viagem do dia seguinte ia ser molhadinha!
Às 9:00h da manhã, depois do Nelson engaiolar as trouxas nos plásticos velhos que ainda sobraram dos tempos aurios do galinheiro lá nos fizemos à estrada em direcção a Tomar, agradecendo ao São Pedro por estar a aguentar a chuva lá em cima! 


O CEO do hotel Galinheiro



Precavidos, mais vale prevenir que remediar, pois o São Pedro não estava de fiar.

Mas foi sol de pouca dura, chegando a Tomar, com chuva miudinha a molhar-nos e eu sem fato de chuva, decidimos  tentar a sorte na SPORT ZONE, mas em vão, não havia nada para a minha necessidade até que ao passarmos por uma grande loja chinesa se fez luz: “aqui há de certeza!”- pensei eu pois na loja dos chineses encontra-se tudo, ainda que de qualidade duvidosa!
A solução encontrada foi umas capas azuis para a parte do tronco e para as minhas pernas um grande saco de lixo preto a servir de “saia”! Problema resolvido era hora de continuarmos em direção a Chão da Serra onde o Macário se iria juntar a nós! Em Aguas Belas a chuva decidiu cair a sério, o adro da igreja foi o local onde vestimos os “fatos”  e nos kms seguintes testámos a sua fiabilidade! Pouco faltava para chegarmos ao ponto de encontro: o cruzamento para os Cabaços em Casalinho. Alguns minutos depois da hora combinada e lá vem o Macário na sua EFS a dar-lhe gás.

Vamos seguir na direção dos Cabaços e depois logo vemos por onde vamos almoçar. Uma nuvem fez-nos companhia durante alguns kms insistindo em tapar-nos o sol mas também não nos molhou!
Eram 12:00, o local era Miranda do Corvo que parecia chamar para um almoço, mas uma olhadela no mapa e as placas que indicavam Lousã já bem perto fizeram-nos optar pela Lousã que se veio a constatar ser uma boa opção pois o almoço estava muito bom!

Mais uma terra no currículo dos Farruncas


Parecemos que vamos para a reciclagem!

Já com de barriga cheia um placa chamou-nos a atenção, o castelo da Lousã no meio da serra era sem dúvida um passeio muito convidativo que não deixámos de aproveitar!


Castelo da Lousã


Macário a tirar as medidas ao castelo
Aproveitámos a paragem para ligar para o parque de campismo mas as noticias não eram nada boas, a chuva que tinha caído durante toda a manhã deixou o parque de campismo transformado num parque de lama! 

Ao fim de tantos kilometros debaixo de chuva já tínhamos a camisola que a nossa mãe nos deu molhada e a intenção de chegar ao Caramulo começa a ir por água abaixo. Ao ponto de cada vez que via-mos uma casa ao abandono era dificel de controlar a vontade de por lá ficar. Mas o Caramulo falou mais alto!

Plastificados no Luso!
Nos arredores de Águeda, com tanto nevoeiro e chuva, perdemos o norte aos caminhos e acabamos por nos afastar do nosso destino e o parque campismo estava à pinha!
Na falta de melhor a solução era encontrarmos um “hotel” à beira da estrada, mas as casas abandonadas ficavam todas muito perto das povoações até que passarmos numa pedreira e surgiu uma esperança: no cimo de um carreiro uma casa, que outrora fora a casa do gerador que alimentava as máquinas da pedreira, parecia feita de encomenda para passarmos a noite!

Trabalhos de limpeza!


Vista para a Pedreira..


Deitámos mãos à obra, limpámos e arranjámos a casa à nossa maneira e como as nossas meninas não podiam dormir na rua, arranjámos umas rampas!


Hotel "Gerador"

Já sem silvas e isolamento improvisado!

Colchão ortopédico - betão!

Entrada para as Farruncas!

Já com a casa limpa era hora de fazer uma fogueira e o jantar! No fundo do carreiro alguém teve a gentileza de nos deixar lenha já cortada à medida para a fogueira e o petromax tratou do tacho do jantar!

Rica lenha!

A mesa à espera do banquete.


Hummm.. que aspecto delicioso.. 


Retrato de família.


O Macário esfomeado!


Foi uma sorte termos encontrado este cantinho, a noite está chuvosa,com muito nevoeiro e no meio da serra o ambiente era fantástico, digno de um filme de terror! Com um isolamento improvisado e os postigos tapados com os plásticos que trouxemos do Hotel Galinheiro o lume aqueceu o quarto durante toda a noite

Aquecimento central!
Foi necessário deitar mais "axas" à fogueira durante a madrugada, para se manter o ambiente quente até de manhã. Pedíamos o dia seguinte menos chuvoso, pois estávamos perto do destino e molhados não íamos gozar nada o dia!  

E hoje o nosso percurso bem molhado, foi aqui:


Ver mapa maior


1 comentário:

  1. Foi uma sorte ter encontrado o hotel gerador...Foi uma molha valent, mas o espirito è mesmo assim...

    ResponderEliminar