Farruncas no Asfalto Santiago

Farruncas no Asfalto Santiago

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Farruncas no Asfalto 5 - Zamora - Etapa 1


Depois de em 2011 termos passado 5 dias a passear com as Farruncas pelo Alentejo o passeio de 2012 só podia ser pelo norte do país
No principio eram para ser 4 participantes,depois passaram a 3, até que a menos de uma semana da partida o senhor Macário fez-nos a desfeita de desistir desta grande aventura que iam ser 7 DIAS DE MOTORIZADA POR PORTUGAL E ESPANHA!!


Prontos para mais uma aventura...



E assim de manhã lá nos preparámos para mais uma aventura onde não podia deixar de estar presente o sr. António Vitorino Pato,nosso grande amigo e preparador das Farruncas,para assistir a nossa partida.

Passado uns kilometros após iniciar-mos a aventura foi necessário fazer uma verificação da pressão dos pneus pois a carga era mais pesada do que parecia e lá fomos nós em direcção a Almeirim. Local previsto no nosso itinerário para o primeiro almoço! Como já é costume nestas viagens, no primeiro dia, o cabo da embriagem da Vespa não aguentou e para abrir o apetite lá teve o Nelson que sujar as mãos!


Raios que afundissem a Vessspaaaaa!!!!!
Como não podia deixar de ser o almoço foi SOPA DA PEDRA,não tão boa como a da ultima vez que tínhamos comido num outro restaurante mas deu para encher a barriga.


Local da buxa..

O brinde do Sérgio...

De barriga já cheia lá nos fizemos de novo a estrada em direcção a Tomar.


Atravessando o rio Zêzere..

A Macal em Tomar.

A Vespa em Tomar.
Passando Tomar, a certa altura do caminho, o Nelson lembrou-se que seria boa ideia visitar-mos Dornes, uma aldeia chamada por muitos de «ALDEIA DO FIM DO MUNDO», uma península banhada pela Albufeira de Castelo do Bode e teve origem numa igreja mandada construir pela rainha Santa Isabel,num penhasco onde existe uma torre templaria! Local muito bonito esta maravilha escondida no centro do nosso país rodeada pelas límpidas águas do ZÊZERE!
Bonita paisagem - Dornes

As Farruncas em frente à torre templaria..
Terminada a visita lá vamos nós em direcção a Sertã,terra do parente Ilídio,que o Nelson fez questão de visitar não só por ele mas também pela beleza da terra!



Sertã - Portugal tem destas maravilhas!

Sertã - Portugal tem destas maravilhas!

Já faltava pouco para chegarmos a Oleiros,mas ainda tínhamos pela frente a serra Alto do Cavalo,conhecida pelas baixas temperaturas e antes de enfrentar a fera o Nelson vestiu o fato impermeável na fonte do Amioso para melhor fazer a viagem,que é bem agradável pois tem imensas curvas onde podemos acelerar para descomprimir e explorar as nossas maquinas.
E ao final da tarde eis-nos chegados ao fim da primeira etapa,cujo destino era Oleiros.
Na casa do Nelson a irmã dele fez-nos uma recepção muito agradável,com direito a aquecimento no calor da salamandra que estava a queimar lenha quando lá chegámos.E como se isso não chegasse lá foi o Nelson buscar o garrafão do Medronho para fazermos um brinde a etapa!

Um brinde à chegada ao destino. Licor de Medronho do Fernando Val de Mós...
Depois de escolhidas umas chouriças caseiras do balde fizemos-nos a estrada em direcção a casa do Macário,local onde iríamos pernoitar.

Ficou mais vazio à nossa chegada!
Um raid nocturno que parecia não ter fim,pelo menos para mim que nunca tinha passado por tais caminhos.Chegados ao destino foi arrumar as meninas na “garagem” e ir para dentro da casa onde o lume a arder fazia esquecer o frio que fazia naquela noite.

As Farruncas na Box.
O jantar estava óptimo,a ementa incluía algo muito saboroso que só no fim e depois de perguntar me disseram que era “roupa velha”! Nada mau para algo “velho”! No fim como não podia deixar de ser a bela chouriça assada acompanhada com queijo e um belo tinto foram remédio santo para uma noite bem passada!
Um brinde a uma noite bem passada. E regada!!

E eis o percurso deste primeiro dia:



Ver mapa maior

Etapa escrita por: Sérgio Botelho

Sem comentários:

Enviar um comentário