Farruncas no Asfalto Santiago

Farruncas no Asfalto Santiago

domingo, 15 de julho de 2012

Farruncas no Asfalto 5 - Zamora - Etapa 3


A noite foi chuvosa e com ventos muito fortes que nem sabemos como não nos levou a tenda. Mas pela manhã o tempo ficou mais calmo sendo até visíveis uns bonitos raios solares! Era a primeira noite que passávamos naquela tenda e a má colocação do plástico inferior levou a que alguma água da chuva entrasse para dentro, mas nada que nos tirasse o sono. 


Bem que se dorme ao ar livre..


Depois de enxugada e arrumada a trouxa foi hora de tomarmos o pequeno-almoço no bar e fazer o “check-out “ com direito a foto para o facebook do parque!


Hora da partida





O percurso deste dia começava com uma passagem por Vila Nova do Foz Côa e o almoço estava previsto para Torre de Moncorvo. Durante o trajeto tivemos a boa ideia de fazer do vento um secador para as luvas que continuavam molhadas da chuva do dia anterior. O dia estava maravilhoso e a subida até ao local do almoço parecia não ter fim! É uma terra bonita onde se destaca a imponente igreja à qual tivemos muito dificuldade de tirar uma foto que apanhasse as farruncas e a igreja toda!


Longroiva

Secador improvisado


Torre de Moncorvo



O local do almoço já estava escolhido mas para abrir o apetite havia que esticar o cabo dos calços do travão traseiro da VESPA , que já pouco travavam devido à necessidade de recorrer demasiado à sua utilização no dia anterior por culpa da chuva de não deixa entra nas curvas muito rápido. Feita a reparação era hora do almoço que já era merecido.

Mais um pequeno imprevisto

De barriga bem cheia rumámos em direção a Mogadouro passando pela zona do Douro Vinhateiro, zona muito bonita onde a paisagem são, na sua maioria, vinhas que parecem não ter fim. Estávamos a aproximar-nos de Miranda do Douro, local onde iriamos atravessar a fronteira para Espanha!


Miranda do Douro


Espanha à vista

Miranda do Douro é chamada a “Cidade Museu” de Trás-os- Montes que mantém o sua traça medieval e renascentista. Aproveitámos a paragem para nos abastecermos para o jantar pois não sabíamos o que nos esperava em Espanha e depois de feitas as compras e tiradas as foto da praxe lá atravessaram as farruncas mais uma vez a fronteira portuguesa!


Solo espanhol


A estudar os limites de velocidade

Já falta pouco..

Do lado espanhol tudo parecia diferente de lado português. Desde a paisagem que era um deserto autentico até às vilas por onde passámos pareciam abandonadas apesar do seu bom estado de conservação! 


Igreja espanhola

Terriola "fantastasma"

Chegados a Ricobayo havia que olhar para o mapa para ver qual o melhor caminho a seguir para Zamora. A única alternativa que o mapa nos indicava parecia ser uma IP e como não havia outra solução lá seguimos nós em direção à estrada! Tal como suspeitávamos, quando lá chegámos verificámos que se tratava de uma IP, mas ao olharmos atentamente para a placa constatámos que nas figuras que lá estavam descriminadas, talvez por sorte, nenhum dos veículos, aos quais era proibida a circulação na dita via, era o modelo das nossas!


Nenhuma é o modelo das nossas! Siga viagem...

E lá seguimos nós viagem até Zamora por uma estrada em que a paisagem era basicamente terra seca e arbustos! De destacar o respeito dos automobilistas espanhóis pelos veículos mais lentos, sendo que não houve um único que nos ultrapassasse pisando o risco continuo, só o faziam se nos encostássemos à berma deixando a faixa completamente livre! É de louvar e saudações motociclísticas a esses contutores!
Ao fim de alguns kms , que se fizeram bastante bem e sem percalços, chegámos a Zamora!


Zamora

A primeira impressão que tive foi a de uma terra com ar bem pacifico, onde pudemos apreciar obras antigas das quais destacou-se o castelo de Zamora e as suas grande muralhas, tendo uma das muralhas nos acompanhado por umas boas centenas de metros.
O objetivo era agora encontrar o parque de campismo e parando junto a um jovem para lhe pedirmos indicações de como lá chegarmos, fiquei parvo como os espanhóis parecem não perceber patavina do que lhes dizemos! Talvez o rapaz fosse apenas de compreensão lenta e depois de algum esforço lá conseguimos uma dica para chegarmos ao parque! Atravessámos Zamora de uma ponta à outra e pelo meio lá vimos tabuletas a indicarem o tão desejado parque.


Parque de campismo de Zamora

O parque tinha bastante bom aspeto e ficava afastado da zona urbanizada o que era bom pois tornava-o bem calmo para a pratica de campismo. Feito o check-in foi escolher um sitio perto das wcs para montar a tenda e o estendal!


O nosso cantinho para pernoitar

Parece o acampamento dos ciganos
A noite estava espectacular e as condições do parque eram excelentes o que nos levou a ir conhecer tão belo sitio onde íamos passar a noite ainda antes de fazermos o jantar!
Feito o reconhecimento ao local era hora de pôr o petromax a queimar petróleo para fazermos a bucha: um delicioso arroz acompanhado com chouriça assada, regado com um bom tinto português!


A buxa ao lume

A chouriça a rir-se para o chouriço

A mais uma etapa completada com sucesso


Noite agradável

E assim estava completa mais uma etapa com sucesso, era hora de dormir e descansar para o regresso a Portugal no dia seguinte.

E esta foi a nossa etapa por Portugal e Espanha 

Ver mapa maior

1 comentário: